fbpx

Escolha o engate ideal para carretinha e viaje com tranquilidade durante as férias

Prefira engates certificados pelo Inmetro I Selo Engate Legal
dezembro 11, 2018
Faça viagens mais tranquilas com os suportes de bike ideais para seu veículo
fevereiro 20, 2019

Saiba quais cuidados observar na hora de escolher o acessório certo para tracionar sua carretinha ou reboque em segurança

Quando toda a bagagem necessária para uma viagem com a família ou amigos não cabe dentro do carro ou no bagageiro de teto, a solução indicada é utilizar uma carretinha para realizar o transporte em segurança.

E para prendê-la ao carro, é preciso contar com um engate que esteja de acordo com as características físicas e especificações técnicas previstas por lei, como os fabricados pela Engetran e DHF, marcas pertencentes ao grupo Horizon Global.

Segundo a Resolução Nº 197/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão responsável por regulamentar o uso do engate em veículos de até 3500 kg (incluindo o peso do carro, carreta e carga a ser transportada), o acessório deve apresentar esfera maciça apropriada ou tracionamento de reboque de trailer, tomada e instalação adequadas, dispositivo para fixação de corrente, ausência de superfícies cortantes e de dispositivos de iluminação, além de ser homologado pelo Inmetro.

Ademais do cuidado que deve pautar a escolha do acessório, a gerente Comercial e de Marketing da Horizon Global Brasil, Emanuella Santos, chama a atenção para os critérios a serem observados ao acoplar a carretilha ou reboque ao engate: “Para encaixar a carreta ou reboque no engate, as duas partes devem estar em um terreno nivelado. A munheca (parte do reboque que é presa no engate) não pode ficar folgada após ser engatada e a cupilha (grampo que prende a bola do engate na estrutura) precisa estar bem fixada”.

Transportando a carga

Para não exigir demais da potência do motor e provocar um super aquecimento e, também, comprometer o controle da direção, recomenda-se concentrar o peso na região central da carreta.

Durante o trajeto, é importante guardar uma distância maior do carro à frente, fazer curvas mais abertas, não trafegar com velocidade superior a 80km/h e evitar arrancadas ou paradas bruscas para que o peso da carga não impacte na estabilidade do veículo.

 

 

essay writing service
essays online
essay help
writing help
do my essay