fbpx

Conheça o Selo Engate Legal e saiba por que ele é importante

 
Selo Engate Legal

Você sabia que todo engate, antes de ser comercializado, deve passar por testes de qualidade para ser reconhecido e certificado pelo Inmetro (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo)?

Atualmente, no Brasil, tem ocorrido uma prática desrespeitosa com o consumidor. Fabricantes de engates comercializam produtos não certificados pelo Inmetro, “maquiando” o mesmo com a plaqueta inviolável (prevista por lei) com o código de outro modelo de veículo.

Muitos desconhecem, mas toda vez que um veículo é lançado no mercado, se ele sofreu qualquer alteração na sua longarina, mesmo sendo do mesmo modelo, é necessário ter um engate específico, que precisa ser testado para posteriormente ser certificado pelo Inmetro.

Por que têm fabricantes que não homologam todos os seus engates?

Simplesmente por interesse comercial. Os testes realizados no engate são feitos em laboratórios credenciados pelo Inmetro e têm custos elevados. Veja como são os testes.

Esse tipo de fabricante – que é omisso à lei - prefere colocar o consumidor em risco, vendendo um produto sem a garantia de qualidade, ao invés de cumprir com a legislação..

Como surgiu o Selo Engate Legal?

Como fabricante de engates, a Horizon Global Brasil se viu na responsabilidade de alertar o consumidor e também distribuidores e lojistas (que podem ser penalizados com multas) sobre essa prática ilegal.

E para chamar atenção da sociedade lançou o Selo Engate Legal, como uma forma de certificar ao consumidor que o engate passou pelos testes do Inmetro e está de acordo com as leis do Denatran e do Contran que regulamentam a fabricação e a forma correta para instalação do acessório (resolução de nº 197 de 25 de julho de 2006, atualizada para nº 234 de 11 de maio de 2007).

Por isso, na hora de comprar seu engate confira se o produto é um “Engate Legal” e exija a certificação de acordo com o modelo e ano do seu veículo.

LEMBRE-SE: Engates não homologados pelo Inmetro não tem garantia de qualidade, segurança para o tracionamento e ainda podem trazer prejuízos como multas e aumento na necessidade de manutenções no automóvel, sobretudo, após colisão traseira.

essay writing service
essays online
essay help
writing help