fbpx

Como saber se o seu engate é certificado pelo Inmetro?

 

Para ter certeza que está adquirindo um engate de qualidade e dentro das especificações exigidas por lei, é preciso verificar se o produto passou pelos testes do Inmetro (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo) e está registrado no órgão. Essa verificação é feita em duas etapas: na placa com os dados do registro colocada no engate e no site do Inmetro.

De acordo com a Resolução nº 197/2006 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e a Portaria nº 215/2007 do Inmetro, todo o fabricante deverá fixar na estrutura do engate uma plaqueta inviolável contendo as informações de registro do engate.

São elas: Código de Registro no Inmetro; Modelo do veículo; Capacidade Máxima de Tração do veículo; Nome do Fabricante; Nº Registro Inmetro; Capacidade Máxima de Tração do engate; Referencia a Resolução 197/06; número do Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica (CNPJ) do Fabricante.

Registro do Inmetro

O número do Registro do Inmetro que consta na plaqueta inviolável garante que o engate é certificado pelo órgão?

Não, porque um fabricante pode ter o número de registro no Inmetro e não fazer o teste em laboratório para a certificação de todos os engates que comercializa no mercado.

Por isso, é importante ir para a segunda etapa da verificação da homologação do seu engate: a consulta no site do Inmetro.

No site, basta colocar o Código de Registro do Fabricante para ter acesso a lista dos engates certificados por aquela empresa junto ao Inmetro.
http://www.inmetro.gov.br/qualidade/empresas_engate.asp

site-inmetro Lista Inmentro

Consulte também as publicações feitas no Diário Oficial

Outra maneira que é possível consultar se o engate é certificado pelo Inmetro é a consulta no Diário Oficial.
Confira no link: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=06/02/2018&jornal=530&pagina=70&totalArquivos=196

Diário Oficial

A Horizon Global Brasil, que é fabricante de engates das marcas Engetran e DHF (e comercializa Reese e Bulldog), além das informações exigidas por lei, inclui nas embalagens dos acessórios o Selo Engate Legal.

Esse selo certifica ao consumidor que o engate passou pelos testes do Inmetro e está de acordo com legislação específica.

Curta a página no facebook/engatelegal e receba informações sobre esse movimento criado para o motorista que é consciente no trânsito.

essay writing service
essays online
essay help
writing help
do my essay